sábado, 17 de abril de 2010
Larva Gigante?
Pense rápido: a imagem é verdadeira ou falsa? Talvez você deseje que seja apenas um pesadelo, mas tudo indica que essa larva gigante é bem real.
Seria uma “Witchetty Grub”, como australianos chamam grandes larvas de mariposas locais. A espécie Endoxyla leucomochla em particular é uma grande mariposa, com envergadura de até 16 cm, de onde se vê que suas larvas também devem ter um tamanho avantajado.
Mas seriam tão grandes e rechonchudas quanto as da imagem? Não encontrei sinais de manipulação no arquivo, e talvez a mão da pessoa na imagem seja pequena, dando uma impressão de um tamanho ainda maior à larva.
Seja como for, larvas gigantes são relativamente comuns, completamente inofensivas e mesmo uma iguaria.
“Apostaria mais que a larva gigante seja de um besouro golias. O formato em C, a cor branca e as seis pernas anteriores quitinosas denunciam que é uma larva de coleóptero. O tamanho sugere um besouro grande – embora nem sempre larvas grandes resultem em adultos grandes. (Como no caso da larva da rã Pseudis paradoxa – o girino é maior do que o adulto.)”
Larvas de besouros Golias podem alcançar 15 centímetros de comprimento e mais de 100 gramas de peso, e uma comparação com imagens de outras larvas do Golias coincidem até no número de pintas laterais (8).
Eduardo Real, do Evolução e Biologia, reforça que “a larva da foto é de um besouro. As larvas de mariposa (lagartas)são bem diferentes da que está acima (ver foto da Wittchetty grub). A larva deve ser de um Titaneus giganteus, que pode medir mais de 20 centímetros. Um dos maiores insetos do planeta e é encontrado na Amazônia”.
Fonte:Ceticismo Aberto
Marcadores:
Ciência,
Criptozoologia,
Curiosidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário